quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Língua saburrosa: vilã número 1 da halitose

A Língua saburrosa, também conhecida por saburra lingual ou língua branca é uma placa bacteriana que se forma na parte posterior da língua (fundo), com coloração esbranquiçada, podendo ainda ser amarelada ou com tons de marron, dependendo dos hábitos alimentares e do uso de café e tabaco.

As causas que originam a formação da Língua saburrosa são o aumento da descamação de células (pedacinhos minúsculos de pele) que se descamam das bochechas e lábios, acima dos limites considerados normais e a diminuição na produção de saliva, podendo ainda ocorrer pelos 02 motivos citados anteriormente.

A Halitose (mau hálito) afeta mais de 30% da população brasileira sendo a causa mais frequente e importante a Língua saburrosa. Desta forma, para um satisfatório controle e prevenção da halitose é essencial uma técnica para a limpeza da língua que possa ser eficiente, de simples execução, causando um mínimo de desconforto (ânsia e náusea).

É muito importante realizar o diagnóstico e tratamento das causas da formação Língua saburrosa, que pode ser feito por um profissional capacitado em tratar a halitose. Ocorre que este tratamento pode ter resultados adequados somente a médio prazo ou ainda, os resultados podem ser insatisfatórios. Portanto, o sucesso no controle da halitose está relacionado diretamente ao controle eficiente da Língua saburrosa. Assim, torna-se essencial uma técnica de limpeza da língua que seja adequada e eficaz, pois a limpeza da língua é o aspecto principal no controle da halitose.

Para esta finalidade foram desenvolvidos produtos, com pedidos de patentes no Brasil e no exterior, pelo Dr. Maurício Duarte da Conceição, em um projeto junto a Propeq, empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Com estes e outros produtos, o Dr. Maurício desenvolveu uma técnica própria para limpeza da língua, que se comprovou mais eficiente** que as técnicas existentes, provocando um mínimo de desconforto e sem riscos de ferir a língua*.

Em Abril de 2009 esta técnica foi apresentada pelo Dr. Maurício no Congresso Mundial de Halitose (Breath 2009), em Dortmund, na Alemanha. Os produtos para limpeza da língua*** acima mencionados estarão disponíveis a partir de Outubro de 2009 no site www.halitofresco.com.br/kit-halitus-1.

Para conhecer mais sobre o tratamento do mau hálito e suas causas, acesse o site http://www.clinicahalitus.com.br/.

Saiba mais sobre as pesquisas com os produtos:

*Artigo científico publicado em 2006 na Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas: "Uma nova técnica de limpeza da língua" - Autores: Dr. Maurício Duarte da Conceição; Dra. Luciana Sassa Marocchio; Dra. Rosiene Lima Fagundes.

**Artigo científico publicado na Revista Gaúcha de Odontologia: "Limpeza da língua: comparação de 03 técnicas" - Autores: Dra. Luciana Sassa Marocchio; Dr. Maurício Duarte da Conceição; Dra. Olinda Tarzia.

***Artigo científico publicado em Março de 2008 na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia: "Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos" de autoria do Dr. Maurício Duarte da Conceição, Dra. Luciana Sassa Marocchio e Dra. Olinda Tárzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário